PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

Na Proposta Pedagógica  do GAPE, a educação é vista enquanto instância que cria possibilidades de ampliação da consciência, por meio da transformação do senso comum em conceitos científicos, com vistas à ação transformadora.

 

O professor tem um papel fundamental, pois através de sua ação, media o processo de ensino/aprendizagem/desenvolvimento do aluno, rumo a sua própria autonomia.

O professor é responsável pela intencionalidade educativa presente nas relações existentes, através de um planejamento, acompanhamento e constante avaliação.

 

O aluno  é visto como uma pessoa concreta e histórica, ou seja, em constante transformação. Um ser capaz de vir-a-ser, de transformar o  mundo em que está inserido, de ser transformado e transformar o Outro. Portanto, um ser em relação.

 

A linguagem/pensamento é privilegiada na proposta pedagógica, porque é ela que constitui o sujeito e é por ele constituída. A linguagem constitui o homem como sujeito, mesmo antes dele dominar a oralidade. As relações que a criança estabelece como o mundo são mediadas pela linguagem: fala, gesto e ação.

A linguagem é um instrumento fundamental na orientação da ação, na construção do conhecimento, na constituição do pensamento e na organização das experiências.

 

A metodologia o processo de elaboração conceitual por parte do aluno é fundamental na metodologia de ensino. Este processo estreitamente vinculado com a diversidade e qualidade das experiências interacionais vividas. Portanto, cabe ao professor possibilitar essas relações sempre mediadas pela linguagem, ricas de vivências, observação, levantamento de hipóteses, transferências, exploração, manipulação, criatividade, identificação, reconhecimento, participação, comparação, análise/síntese, generalização, sensibilização e reflexão, contribuindo para a construção de seu próprio conhecimento através de um processo dialético, onde tenha possibilidades de perceber as realidades, a história, o todo, as relações, o movimento e as contradições existentes.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

 

Criatividade + Qualidade + Motivação = Formação


 

Esse é o lema do pH. Procuramos despertar em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.

Do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, o nosso objetivo maior é a formação de crianças felizes e capazes, orientadas no caminho do conhecimento, estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento. Estimulamos a inventividade e a curiosidade, fundamentais nessa fase de descobertas. Conseguimos fazer nossas crianças aproveitarem sua infância e quererem desvendar, com a mesma motivação, os mistérios que envolvem a Linguagem e seus Códigos, as Ciências da Natureza, a Matemática, as Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença - em suas vidas adultas e no mundo.

Para que esses ideais tornem-se realidade, contamos com atividades, projetos e tecnologias especialmente pensados para nossas crianças:

 

 

  • Aula de Vida- - Embora ainda não exista uma "Cartilha do Viver Bem", o pH possui uma aula para discutir o mundo, trocar vivências, debater a realidade do aluno. Nesse momento, abre-se espaço para a abordagem de diversos temas compatíveis com a faixa etária de cada grupo, os quais são analisados de forma ampla e consistente. A partir de questões para reflexão e discussão, a "Aula de Vida" tem como função primordial nesse segmento trabalhar valores fundamentais como cidadania, amizade, solidariedade, respeito às diferenças, consciência ecológica, justiça, família - enfim, elementos essenciais à formação do indivíduo.
  • Língua Estrangeira - Em um mundo cada vez mais globalizado, em que nossas crianças recebem informações por diversos meios de comunicação, faz-se imprescindível o aprendizado de outra língua. Por isso, em nosso Colégio, já a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, a criança tem contato com o Inglês, por meio de atividades pedagógicas e recursos audiovisuais de última geração, compatíveis com sua faixa etária.
  • Educação Física - Nessa fase, é fundamental estimular a criança a se exercitar regularmente, visando ao desenvolvimento de sua completa motricidade, seu equilíbrio, sua lateralidade e sua concentração. Assim, propomos aos nossos alunos jogos diversos, além de outras atividades lúdicas, sempre com o objetivo de trabalhar a psicomotricidade, sem o intuito de estimular a competição, e sim o espírito de equipe.
  • Atividades Esportivo-Culturais - Nossos alunos são motivados a participar de atividades tanto escolares e sociais, como cívicas, recreativas, esportivas e culturais. Para isso, oferecemos plena assistência educacional e moral. Ao longo do ano, ocorrem diversos eventos, que são organizados com o intuito de trabalhar o espírito de grupo, o companheirismo, a solidariedade, a criatividade e outros valores indispensáveis à plena formação do ser humano.
  • Passeios Pedagógicos - Como as aulas de laboratório, os passeios propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados e contribuem para que a aquisição de conhecimento seja um processo natural de análise, reflexão e busca. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, centros de pesquisa e ciência, monumentos e cidades históricas abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores.
  • Atendimento Personalizado - Cada aluno de nossos Colégios é visto em grupo e individualmente no tocante aos diversos aspectos de seu desenvolvimento. Essa nossa preocupação em acompanhar os alunos de forma personalizada, respeitando suas particularidades, estende-se aos atendimentos individuais aos pais, o que acontece de forma periódica ou quando necessário.
  • Ações de Cidadania - Objetivando mobilizar nossos alunos para o espírito de solidariedade e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão acerca de questões sociais importantes na realidade de hoje, o nosso Colégio promove, ao longo do ano, várias campanhas beneficentes, cujas doações são repassadas para instituições que atendem a crianças, jovens e idosos.
  • Projeto Ambiental - Entendendo que a preocupação com a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, o  nosso desenvolve, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, um projeto ambiental amplo e consistente, visando não só a conscientização de alunos, pais e colaboradores, como também partindo da teoria para a prática, criando campanhas diversas sobre temas ligados à sustentabilidade.

Aqui você pode arrastar e soltar um novo conteúdo ou mover um conteúdo existente.

Para ver um breve tutorial, clique aqui

 

ENSINO MÉDIO

 

Criatividade + Eficiência + Qualidade = Resultado

 

Ensino Médio - 1º e 2º anos

Esse é o lema do pH. Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.

Objetivamos o fortalecimento do aspecto cognitivo de cada aluno e, assim, prepará-lo para prestar o exame Vestibular. Cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida, inclusive quanto à escolha da universidade que irá cursar.

Durante a semana, todas as matérias são vistas com enfoque na Interpretação de Textos e na interdisciplinaridade. É um trabalho integrado, que se fundamenta, por um lado, em aulas ministradas de forma a propiciar um estudo eficiente e, por outro, numa infra-estrutura que dê o suporte necessário para que cada aluno tire suas dúvidas e, cada vez mais, desenvolva o seu potencial.

Como pontos diferenciais no trabalho , temos:

  • Aulas de Apoio - Durante parte do ano, são oferecidas aulas no horário da tarde, com o objetivo de solidificar os conteúdos estudados atráves de resolução de exércicios, criando o hábito de estudo necessário para aprovação no ENEM e nos principais vestibulares.
  • Testes Semanais - Têm por finalidade estimular um estudo constante e eficiente por parte de cada aluno. Essas avaliações também são aproveitadas para se exercitar a Redação, matéria fundamental para o alcance das metas em cada disciplina.
  • Simulados - Ao longo do ano, o aluno vivencia situações nas quais se simula uma prova de Vestibular. Nesses casos, o aluno faz sua inscrição e, após a realização do simulado, recebe sua posição em relação ao seu grupo, carreira, etc.. Há também simulados específicos, que têm o objetivo de mostrar ao aluno o perfil de algumas provas (PUC/UFF, UERJ e UFRJ).
  • Atividades Esportivo-Culturais - Ocorrem ao longo do ano alguns eventos esportivos e culturais, que funcionam como momentos de descontração para os alunos, mas sem tirá-los do foco: a preparação completa para o vestibular.
  • Atendimento Personalizado - Cada aluno é sempre observado não somente no grupo, mas também de forma individual. A partir dessas observações, são marcados atendimentos personalizados com os pais e alunos sempre que necessário. Esse tipo de atendimento também pode ser solicitado a qualquer momento pelo responsável.
  • Tecnologia - Em um mundo extremamente dinâmico em relação à descoberta e implementação de recursos tecnológicos, o pH, mostrando-se mais uma vez inovador e pioneiro na aquisição de novos mecanismos de suporte pedagógico, dispõe, em suas instalações, de projetores multimídia,  os quais podem ser usados a qualquer momento pelos professores, tanto para o lançamento de conteúdos, como para a sedimentação dos mesmos.